sábado, 19 de fevereiro de 2011

Le Tigre

Oie!

Demorou, mas eu voltei. É que eu to tentando estudar, então... Prova disse é que hoje é sábado e eu voltei pra casa antes da meia-noite. Mas nada que me impeça de fazer um post aqui ou ali, afinal deixar de ler eu não deixo, o que me consome de vez em quando é a preguiça de postar. Se alguém lê ou não.. aí já outra história!

ASHGASGHASJGASJGASJGSAHJGASJASGH

Vou falar hj do Le Tigre. Ah, claro qualquer riot-grrrl/feminista/diabaaquatu-do-tipo, se não gosta, sabe ‘ao meni’ do que se trata a banda. Mas até hj eu não sabia dessas coisas que eu vou por aqui agora, então gata, de alguma coisa deve ajudar. Sei lá.

E não sabia da história da banda, dae eu achei em inglês no site oficial deles, dae traduzi e pus aqui! Eu deletei algumas coisas que eu não entendi (sorry, I don’t speak english very well) e que o Google tradutor não me ajudou... É meio uma entrevista sei lá, eu gostei!

QUEM É Le Tigre?

Le Tigre é Kathleen Hanna, Johanna Fateman e JD Samson.

Como vocês se conheceram?
Jo e Kathleen se encontraram em Portland, Oregon, cerca de dez anos atrás em um show do Bikini Kill. Jo achou a banda de Kathleen tão surpreendente que ela deu a Kathleen seu zine (Snarla) após o show. Kathleen gostou tanto do que Jo escrevia, era tão forte que, quando ela se mudou para Portland, durante uma pausa de Bikini Kill, ela encontrou onde Jo trabalhava e foi até lá para procurá-la. As duas tornaram-se rapidamente amigas e mantiveram contato durante anos, terminando finalmente juntas novamente em Nova York. Em setembro de 1999, (após tomando nota de JD através
mútuo amigos feministas) Sadie apresentou todos nós, e paramos em Saint Marks por um minuto e olhamos para os olhos uns dos outros. Talvez fosse o local, talvez tenha sido o planeta, mas foi então que o nosso subconsciente colectivo tomou o controle e
magnetizamo-nos uns aos outros para sempre. Depois deste encontro mágico de nós três (Kathleen, JD e Johanna) na rua, tudo aconteceu de estar no mesmo
Dia das Bruxas partido em Dumbo, Brooklyn para ver o nosso amigo mútuo, Dasha. A noite foi cheia de todos os tipos de drama, do partido que conduziu a um assustador
e passeio de elevador lotado juntos. Nós finalmente acabamos no lado da
rua observando duas pessoas vestidas como a finada princesa Diana. Este foi apenas o início do que estávamos para ver ainda juntos.

COMO LE TIGRE COMEÇOU?
Começamos em 1998, quando Kathleen se mudou para New York. Tendo acabado de lançar seu primeiro disco solo. Não querendo fazer sozinha, ela pediu Jo para ajudá-la com o projeto. (Jo tinha acabado de comprar um sampler e estava entrando em estúdio de gravação também).

No começo do ano que Kathleen tinha ido a Chicago e fez um vídeo para Julie
Ruin da canção "Aerobicide" com a amiga Sadie Benning. Sadie manifestou interesse
ao fazê-visuais e / ou contribuir com a música para as apresentações ao vivo que
Kathleen estava planejando. Então, de volta a Nova York, Jo e Kathleen trabalharam duro, tentando re-formar o material ao vivo, mas acabaram escrevendo novas músicas juntas, em vez. Eles enviaram fitas cassetes do que eles estavam fazendo com Sadie, em Chicago, e ela visitou Nova York e começou a trabalhar em seu projeto novo, ainda sem nome. Esse material acabou se tornando o
primeiro álbum do Le Tigre.

Porque nós queríamos ter um componente visual para acompanhar a nossa performance ao vivo (E não podíamos nos dar ao luxo de comprar um projetor de vídeo) fizemos um slide-show que tinha de ser acionado manualmente. Nosso primeiro show foi em uma noite de neve em uma collectively run queer art/performance space no Brooklyn chamada Dumba. A line-up naquela época era Kathleen, Jo, Sadie e, com a execução do JD Samson projetor de slides. JD entrou em turnê com a banda como o técnico slide / roadie, mas ficou evidente que ela deveria ter um papel mais activo na
performances. Nós já estávamos conversando sobre ela dançar e cantar back-ups
com a gente no palco quando Sadie decidiu que não queria mais estar no Le Tigre.
Desde o primeiro mês de turnê pelos EUA, Jo tinha pedido demissão de seu emprego, e convidamos JD para se tornar um membro pleno do Le Tigre. Felizmente
ela disse "sim". JD adicionou um toque inegável e carisma para o show ao vivo e
começou a excursionar e gravar como um peixe na água. Desde então nós lançamos
três discos e foi em 8 turnês, e agora tínhamos um projector de vídeo e dois
outros membros para fazer a nossa equipe completa: Dusty Lombard e Killer.

Por que vocês começaram o Le Tigre?
Nós queríamos fazer um novo tipo de música pop feminista, algo para o nosso
comunidade dançar. No nosso cenário, a noção de "comunidade" tinham sido tão
problematizada pela teoria pós-moderna e política de identidade haywire, que era mais fácil retirar-se para a ironia ou puramente oposicionistas auto-definições. Em vez disso
queríamos ser sinceros e assumir riscos. Por exemplo, isso tinha sido um longo
sonho de Kathleen, escrever uma canção como "Hot Topic", uma celebração
das pessoas que nos dão força, como as feministas e os artistas, e com o Le Tigre,
essa música finalmente aconteceu.

O QUE É MAIS IMPORTANTE PARA VOCÊS: a música ou a política?
Esta questão nos deixa loucos! A música não é separada dos nossos ideiais políticosias e nós realmente não podemos escolher um ou outro. Nós não pensamos que a arte ou a música pode substituir o ativismo político, mas nós pensamos que pode ser uma parte importante de uma cultura de resistência para que a mudança social parece possível. Queremos fazer música boa que as pessoas radicalistas possam reconhecer seus valores, porque que é o que nós mesmos desejamos.


Como vocês começaram a tocar musica?
Jo: Quando eu era criança, minha irmã, Abby tocava violino incrivelmente bem e eu
era um fracasso no piano e clarinete. Eu não continuei com eles, mas eu comecei a aprender a ler música um pouco e agora eu sou capaz de descobrir os acordes e
coisas quando estamos fazendo covers. Minha primeira pop-performance de música foi em uma competição lábio-sincronia na 5 ª série. Meu amigo Ali
Taylor e eu fiz "Head Over Heels" do Gogos e "Girls Just Wanna HaveFun "de Cyndi Lauper... Mas eu não toquei música em uma banda até que eu estava no
Troublemakers com Kathleen muito mais tarde.

JD: Quando eu estava na 5 ª série eu tinha uma banda chamada '7 in Heaven and a Real Cool Guy'. Nós tocamos uma música chamada "I'm Leaving". Eu comecei aulas de guitarra clássica, quando eu completei 15 anos. Esta foi uma das coisas mais importantes que já tinham acontecido comigo. Eu nunca estive em uma banda tocando até que me juntei ao Le Tigre.

Kathleen: Na 4 ª série eu e minha melhor amiga Maureen Gaines tentamos entrar para o grupo de teatro da escola durante o recreio. Foi durante esse teste que eu percebi que amei cantar e conseguiu marcar a liderança. A peça foi "Annie" e
foi a minha primeira grande chance no show biz. Infelizmente a nossa escola era de tão baixo orçamento e não queriam ser percebidos como "machista", não indicando um enino para o papel principal. Acabei sendo o co-líder em O.W. Assim como JD, eu também tentei a minha mão em violão clássico, uma vez com meu amigo Mauricio Gaines, mas os garotos na classe eram idiotas (eles riram muito alto durante o nosso
dueto estrelinha), ele que rapidamente abandonou a classe. Eu realmente não toquei
música de novo até que eu estava na faculdade e você pode ler essa história emocionante na minha herstory página!

[Eka aqui: talvez eu ponha a história dela aqui depois]

Por que o nome Le Tigre?
Le Tigre foi um dos nomes de bandas conceituais (Existente apenas no nome) sonhadas por Kathleen e Steve Dore em Olympia, Washington por volta de 1994. Eles também surgiram com muitos títulos de canções brilhantes como "Geração 13 Bootleg Snoopy". Quando estávamos tentando escolher um nome de banda que ressurgiu como uma idéia, e com bênção de Steve, que se tornou Le Tigre.

Vocês moram juntos?

Nós somos frequentemente questionados se nós três vivemos juntos em um apartamento. A resposta é não, só compartilhamos um endereço para correspondência.

Que conselho você pode me dar sobre como começar a fazer música eletrônica?
Ponha suas mãos em um sampler, computador, teclado, bateria eletrônica, ou qualquer outra coisa. Não fique obcecado com equipamento sofisticado antes de esgotar as possibilidades você já tem ou o que você pode pagar ou o que você pode
ter acesso. Não existe maneira certa de fazer música. Experimentos e
acidentes, muitas vezes resultam em faixas quentes. Basta encher a banheira com bolhas, pegue uma barra de chocolate, uma bebida, e você está definido. Se você puder encontrar alguém legal para lhe dar alguma ajuda, é
provavelmente a maneira mais fácil de começar, mas nem sempre é possível. Peça ajuda a alguém que você gosta.

QUEM FAZ O QUE NA BANDA?
Le Tigre não é como uma banda normal que as práticas e compotas para escrever novas músicas.
Nós todos nos sentamos nos nossos apartamentos, tarde da noite para elaborar listas de idéias que nós trazemos para nossas sessões do Le Tigre. A
estrutura da nossa colaboração varia de música para música, com cada um de nós, tendo a liderança na tomada de bater, a letra escrita, edição de vídeo, etc em vários momentos. Cada um de nós toca todos os diferentes tipos de instrumentos no palco e, enquanto estamos gravando em estúdio. Durante a nossa performance ao vivo Jo e JD tocam a maioria das partes de teclado, JD dispara amostras com drum pads, Kathleen e Jo tocam mais guitarra, JD e Jo fazem back-in na maioria das vezes falando / gritando partes, e Kathleen canta no centro do palco.

Quantos anos vcs tem e quais seus signos (w.t.f.???????)?
JD tem 25 e é de leão.
Kathleen tem 34 anos e é de Escorpião.
Jo tem 29 anos e é deTouro.


O que é feminismo?
Pois bem, ponha uma rodada de martinis em frente de nós e nós dizemos-lhe como nós inventamos o feminismo em 1998. Brincadeirinha. Esta é uma daquelas perguntas terríveis de responder porque você não quer soar como um educador de infância ou apenas totalmente evasiva (ou seja, "existem tantos diferentes tipos de feminismos como há feministas "). Evidentemente, não podemos representar todas as feministas ou chegar a uma definição que pode ser aplicada universalmente, mas, sim, claro que com orgulho nos identificamos como feministas. Também é seguro dizer que o tipo de feminismo estamos mais nos interessa é o tipo que não lutra contra somente a misoginia, mas atmbém o racismo, a homofobia, ismo de classe, etc imperialismo ... aqui é uma lista de alguns livros que nós gostamos sobre o assunto:

Irmandade é poderosa Editado por Robin Morgan

Macho preto eo Mito da Super-Mulher por Wallace Michelle

Quando e onde eu Enter: O Impacto das Mulheres Negras sobre a Raça e Sexo na América
por Paula Giddings

Em Nosso Tempo: Memória de uma Revolução por Susan Brownmiller

O que estamos lutando? Sexo, raça, classe e do futuro do feminismo por
Joanna Russ

A Taste of Power: História de uma mulher negra por Elaine Brown

Essa ponte chamada minhas costas: Escritos pela Radical mulheres de cor editado por
Gloria Anzaldúa e Moraga Cherríe

Mulheres, raça e classe por Angela Davis

Ousar ser mau: O feminismo radical na América por Alice Echols

A Dialética do Sexo por Firetone Sulamita

O Segundo Sexo, de Simone De Beauvoir

Teoria Feminista: Da Margem ao Centro de bell hooks

Seu em Luta: Três Perspectivas Feministas sobre o anti-semitismo eo racismo por
Elly Bulkin, Minnie Bruce Pratt e Barbara Smith

Sister Outsider: Ensaios e Discursos por Audre Lorde

Rumo a Uma Crítica Feminista Negro por Barbara Smith

Como suprimir escrita das mulheres por Joanna Russ

Pele: Falando sobre sexo, classe e Literatura por Dorothy Allison

Feminino Masculinidade por Judith Halberstam

Gender Trouble: Feminismo e subversão da identidade por Judith Butler

Dificuldades técnicas: American Notes Africano sobre o Estado da União,
June Jordan

Órgãos Sexy: O Estranho carnalidades do feminismo por Elizabeth Grosz e
Elspeth Probyn

Mulher, Cultura e Sociedade editado por Michelle Zimbalist Rosaldo e Louise
Lamphere

Um Arquivo de sentimentos: Sexualidade Trauma e Lésbicas Culturas Público por Ann
Cvetkovich

Meninas Odd and Lovers Crepúsculo: uma história da vida lésbica no Século XX
América por Faderman Lillian

Que tipo de música VOCÊ TOCA?

Quando parados pela patrulha da estrada do Texas, e questionaram individualmente cada membro do Le Tigre respondemos a esta pergunta "vamos tocar punk feminista,
música eletrônica". Aparentemente, o oficial estava satisfeito com esta
descrição e fomos instruídos a obedecer o limite de velocidade no Texas e manter todos os medicamentos prescritos no frasco original com o rótulo farmacêutico.


CONTE-ME SOBRE O RIOT GRRRL!

Riot Grrrl não foi sem suas falhas, falhas, insuficiências e dramas
que não devemos enumerar aqui. Mas para o que vale a pena, como Riot Grrrl é
um fenômeno cultural que, eu espero que continue a fazer mudanças no
discurso popular em torno da "mulheres no rock" (ou como você quiser chamá-lo),
e criou uma rede internacional de promotores de duração feminista, etiquetas,
escritores, dj's, jornalistas, músicos, artistas e fãs, para que uma banda louca
como Le Tigre podesse existir, fazer registros de turnês, e ficar a noite toda escrevendo loucuras para o nosso site!

-

Meio grandinho né?

Pois eu vou nessa! ;*


Eka

3 comentários:

  1. juro q tentei ler...
    xD~~~
    li só partes...
    =***
    se cuida aew...
    \o

    ResponderExcluir
  2. tb juro q tentei ._.
    eu juuuuuuuuuuro.

    ResponderExcluir
  3. Bikini Kill foi sensacional! Le Tigre, pra mim, não colou. Falta muito pra ser a Peaches!!!!

    ResponderExcluir

Frida é uma banda feminina de Punk do
Ceará que teve o início de sua carreira em 2006.
Em 2009 a banda entrou em estúdio e
lançoua primeira demo com quatro músicas.
Já participou de inúmeros festivais no
interior do estado e na capital. Previsão
para gravação do primeiro EP em breve.









.