quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Riot Grrrl no Brasil

Há bandas como o extinto Bulimia, Biggs, Pulso, entre outras,que também abrangem outros assuntos além do feminismo, como a banda Suffragettes, que defendem além do feminismo, também o vegetarianismo, a filosofia straight-edge, a preservação ambiental, dentre outros assuntos, cada vez mais crescentes nas cenas undergrounds.

No Brasil a banda de maior destaque é o Dominatrix liderada pela vocalista e guitarrista Elisa Gargiulo. A banda é extremamente feminista e nos seus shows realiza verdadeiros debates sobre as diversas causas femininas e o direito das minorias. Dominatrix está para o riot no Brasil, como o Bikini Kill está para o mundo. Foram elas quem praticamente começaram tudo por aqui nos anos 90, quando a banda começou.
Foi o mesmo processo de influenciar as garotas a falar e fazerem o que quizessem, e montarem bandas, produzirem fazines... E assim como no mundo todo, a cena cresceu, e prova disso somos nós: Uma banda de garotas no sertão cearense. E como nós, existem tantas outras pelo país a fora. E existem também festivais, como o Lady Fest, organizado pela Elisa, que é referencia nacional e já contou com presenças do cenário internacional como o Team Dresh em 2010:

Como eu quería ter estado aí ;~

Debate: “Feminismo Além do Bem e do Mal:

aliança feminista contra o machismo velado”

Vange Leonel, Elisa Gargiulo and Márcia Tiburi



E por sinal, é um evento que acontece em várias partes do mundo. A Dominatrix já tocou no de Amisterdã. Aqui ele acontece tradicionalmente em São paulo, mas já houve uma extensão a Santos, e recentemente o Lady Fest BH.

Fiquei sabendo de um festival que vai acontecer na Bahia de 19 a 23 de janeiro, o Vulva La vida e vai contar com várias bandas e artistas, além de palestras e tal... Parece que vai ser bem legal! Quizera eu ir... ;~ As meninas da Baby Lizz vão tocar lá.
http://www.youtube.com/watch?v=Ewje2wl3CWA


Agora vou falar de algumas bandas... E falando em Baby Lizz , lembra que eu comentei da Riot Kill no flash-back? Pois é, com o fim da banda algumas integrantes fudaram a Baby Lyzz. Elas são altamente riot, e suas letras são socos no estomago. Vale salientar que quem quizer conferir até mesmo os trabalhos da .Ri♀t Kill. ♪, não vai perder seu tempo, pois a banda era tão boa quanto! Além do que elas fizeram versões de bandas já conhecidas no cenário riot Grrrl do Brasil que (na minha opinião) conseguiu superar a versão original #revelay

Dominatrix - Dominatrix surgiu no fim de 1995, pelas irmãs Isabella e Elisa Gargiulo, além de Estela e Diego. O nome "Dominatrix" só passou a ser utilizado em 1996. Já está descrito mais acima a banda, mas aí vai um link de um desses tais discursos que a banda promove em seus shows: http://www.youtube.com/watch?v=DLmvOpJMG-A
(No dia que eu conseguir falar assim, não vou querer mais nada na vida)

E o blog da Banda:
http://banda_dominatrix.zip.net/


NOSKILL Confesso que não conheço a banda, mas achei interessante destacar por que essa garotas estão numa puta atividade! Volta-e-meia vejo o nome delas pelo flyers afora, e principalmente, pq já vi elas tocando junto com a Dominatrix. Nem sei pq ainda não escutei ainda, acho que vou fazê-lo agora!


Menstruação Anarquika Banda formada no ABC Paulista em meados de 93, com a proposta de manter um contexto político, libertário e extremamente ideológica contra a
repressão social (sistema).



Ah! E todas as bandas que fazem parte da coletânea REAÇÃO FEMININA:
sub-traídas
http://www.myspace.com/subtraidas
Bonecas de Trapo
www.myspace.com/bonecasdetrapo
Bertha Lutz
www.myspace.com/bandaberthalutz
Lolittas
http://www.myspace.com/bandalolittas

Além da Baby Lizz e nós Frida! ;D

Lembrando que ainda dá tempo garantir a sua hein? É só entrar em contato conosco!
;* e até mais!










Eka

2 comentários:

  1. dessas bandas q vc falou hj, soh conheço a dominatrix e a baby lizz um pouco...
    =B
    e espero q tenha visto o link nos comentarios do post passado...
    ^^
    \o

    ResponderExcluir

Frida é uma banda feminina de Punk do
Ceará que teve o início de sua carreira em 2006.
Em 2009 a banda entrou em estúdio e
lançoua primeira demo com quatro músicas.
Já participou de inúmeros festivais no
interior do estado e na capital. Previsão
para gravação do primeiro EP em breve.









.